29 março 2011

Você só usa a medicina tradicional? Então você deve ler isto!

O filme ganhador do Oscar de 2011 “O Discurso do Rei” mostra um homem gago que busca em diversos tratamentos a melhora para seu problema. Eu imediatamente me simpatizei com o filme. Durante anos eu mesma busquei a melhora para meu problema, que não é gagueira,  e devido à ignorância a respeito dos diversos caminhos existentes para o bem estar quase acabei com minha vida. E, assim como eu e o protagonista do filme, um visitante do Pensamentos Filmados também descobriu que há mais modos de se ter saúde entre a Terra e o céu do que divulga a nossa vã mídia! Por isto transcrevo aqui a mensagem dele, Sérgio Paffer, a qual pode ajudar aqueles que estão em busca do bem estar, mas que não o encontram apenas com a medicina convencional.

“Ana, antes de tudo muito obrigado pelas palavras de incentivo. Que demais este vídeo. Está vendo? É um depoimento de um médico psiquiatra, especialista em Depressão, atestando a eficácia das terapias naturais (agora o nome oficial é terapia integrativa) no tratamento da Depressão.
Novamente aquela colocação: o que nós, terapeutas e médicos que militam na área da medicina holística, estamos propondo é uma aliança com a medicina alopática que tem o seu valor inquestionável: os avanços como a penicilina, vacinas, exames de alta precisão, cirurgias realizadas por robôs via internet é uma conquista enorme para o bem estar do ser humano e com certeza são só alguns exemplos. E médicos que queiram colaborar conosco poderiam também mostrar todos os avanços que a medicina trouxe.
Mas bombardear uma pessoa com remédios que só tiram sintomas (quando tiram, pois nem todos respondem bem à alopatia) e mascaram as causas não parece ser a melhor abordagem. Aí vão argumentar que não há estudos que comprovem a eficácia da homeopatia, da terapia floral, do yoga, do Reiki, etc, no tratamento das doenças psiquiátricas. Por acaso, alguma importante instituição médica se interessou em fazer tais estudos? Como condenar algo que se desconhece? A homeopatia mesmo é uma especialidade médica, ou seja, só pode ser exercida por médicos, e tem médicos que desconhecem ou ridicularizam a homeopatia! Dizem que é placebo (auto-sugestão), embora haja estudos feitos por profissionais da homeopatia onde há relatos de resultados positivos do uso de medicação homeopática, terapia floral em plantas e sem falar que a medicina veterinária já usa há um bom tempo homeopatia em animais e há clínicas utilizando florais e Reiki com sucesso nos animais!

2 comentários:

Sérgio Paffer disse...

zero comentários não vai ficar.Porque diz um ditado"o nordestino é antes de tudo um forte" e eu digo "o depressivo é antes de tudo um forte" e também digo "todos nós somos fortes e fracos".Há muito maniqueísmo nessas idéias de forte e fraco.Uma pessoa é "fraca" por ter adoecido?Então o conceito de força tem que ser revisto.Porque quantos exemplos de superação não vemos diariamente de indivíduos que ficaram paralíticos,cegos,surdos ou sofreram outros tipos de perdas como um fim de um casamento,namoro,uma demissão e não deram a volta por cima? Se eu não poder tocar um instrumento musical,eu vou cantar.Se eu não puder cantar,eu vou escutar.Se eu não puder mais escutar eu vou lembrar das músicas que já ouvi e aprender a escutar o silêncio que deve também ter sua música.Não são as nossas limitações o que nos definem,quer sejam doenças físicas,mentais,emocionais ou espirituais.As perdas fazem parte da vida e "as perdas nunca são totais".Todos teremos nossas quedas e poderemos ficar no chão em algumas delas.Mas permanecer no chão ou tentar se levantar é uma escolha nossa.Só pode achar algo quem procura.Inclusive a melhora.É preciso ter humildade,reconhecer que não se está bem e pedir ajuda e tentar aquilo que serve pra vc,dando-se o tempo necessário para que os remédios,terapias,tratamentos façam efeito.Quando estamos sofrendo queremos resultados imediatos.Mas isso não existe.O processo de nossa busca pela cura ou alívio dos sintomas e de resgatar nossas vidas é lento,envolve trabalho,disposição de buscar ajuda e querer ser ajudado.Não existe pílula milagrosa.Vamos em frente.A melhora que tive do processo depressivo foi fruto de muita dedicação minha e dos profissionais que me acompanharam,mas permaneço em eterna vigilância,porque sei que há uma sombra a querer ofuscar minha luz.Mas não luto mais com ela,ela até me serve,porque o excesso de luz nos cega e tudo tem sua função.Obrigado pelo espaço Alyson e sou seu fã.Abraços a todos.

Ana Maria Saad disse...

sergio,
eu adoro o modo como vc escreve!!! tb sou sua fa! ando esperando ansiosa por um blog seu pra poder ler todos os seus textos!!!
seu comentario disse tu-do!!!!
to publicando ele!
bjoka