12 março 2011

Soluções às vezes são motivos de chacota!

Uma vez uma amiga que me era muito querida me disse mais ou menos assim: “você já fez um filme sobre Depressão, agora deixe que os especialistas falem dos transtornos mentais!”. E eu pensei: “de jeito nenhum! Afinal se fosse somente pelos especialistas renomados, cheios de títulos e diplomas, que me atenderam quando eu estava nas crises agudas de Depressão hoje eu estaria morando lá no cemitério de Ourinhos!”.

O que essa minha amiga esqueceu é que os especialistas – sem tirar o mérito deles – tem o estudo, mas eu tenho a experiência de vivenciar por mais de 20 anos um transtorno mental tenebroso, do qual estou bem melhor graças à ter ido buscar muita informação sobre a doença e a experimentar os diversos tratamentos à disposição. Destes, somente os tradicionais não me ajudaram, como acontece com tantos que sofrem de Depressão, e foi nos tratamentos ditos alternativos ou complementares que achei o bem estar.
E durante meus estudos ainda descobri que a medicina, que será dominante no futuro, chamada de medicina integrativa, já prega essa integração da medicina tradicional com outros tratamentos já existentes, mas que ainda são olhados com pré-conceitos e até se tornam motivos de chacota, mesmo funcionando!
E nós da Pensamentos Filmados queremos justamente isso: mostrar as maluquices nefastas inerentes a nós seres humanos, mas também apontar caminhos para nos melhorar. E para tanto é preciso falarmos e falarmos, dividindo experiências e vivências a fim de criar entendimento e respeito, para que possamos viver em um ambiente mais harmônico e gostoso!

4 comentários:

LuZ disse...

Eu, como psicologa e ser humano sensivel, diria: agora deixem que os "doentes" falem de seus transtornos mentais, por favor!!!
Os especialistas precisam ouvir seus pacientes para se formar, os livros e titulos dão a base, saber adaptar essa "base" ao individual e imprevisivel, ja é outra historia... seu blog e a Pensamentos Filmados oferecem essa possibilidade, de abertura, de estar sempre aprendendo, conhecendo, trocando e compartilhando experiências e possibilidades que so podem enriquecer nossos conhecimentos sobre os outros, o que acredito sim, melhoram as relações.
So posso dizer sempre: parabéns e obrigada!!!
Beijão amore!

(escrevi antes esse comentario no site pensamentosfilmados, mas parece que ele não chegou até vcs)

Ana Maria Saad disse...

ai lu isso mesmo! amei seu comentario! mesmo pq somos seres humanos mas há uma diversidade imensa de tipos de pessoa e ainda assim dentro de cada especie de ser humano cada um é unico!
bom ja coloquei seu comentario la no site de novo!
e acho que nao só os especialistas mas nós em geral precisamos nos ouvir mais com interesse e parar com tanta chatice e achaques: "ai fulano ta assim deve ser por causa disso" ninguem sabe, só o fulano sabe, se é que ele mesmo sabe! mas entao deixemos ele falar!!!!
adoramos que vc ta sempre com a gente!!!!
amo vc!
bjoka

Malu Calado disse...

Minha Hulkana adorável, amiga da lida freak, aqui estou eu! Inspirada na sua coragem, paciência e doçura.
Força você tem, e inimaginável aconteceu...Carmen apareceu como:
Malu Calado em: EM BUSCA DA VERDADE
Obrigada!

Ana Maria Saad disse...

malu calado... fale mto!!! hihihih
feliz com seu comentario e vamos q vamos! falando e falando!
bjoka