02 novembro 2010

Homem muito bem sucedido se matou!

No Brasil cerca de 25 pessoas por dia se matam! Por isto:
Se Alexander McQueen conhecesse o Pensamentos Filmados, talvez tivesse sobrevivido...

Uma pessoa com tendência a cometer suicídio deve manter-se afastada das drogas e das bebidas, porque estas são as “mãozinhas” que muitas vezes as empurram janela abaixo ou amarram a corda para que elas se enforquem, como aconteceu com o talentoso designer Alexander McQueen, em fevereiro de 2010.
Entretanto, ninguém se mata do nada. Apesar da “coragem” que as drogas e a bebida proporcionam, a maioria dos suicídios ocorre porque as pessoas estão sofrendo de uma grave doença chamada Depressão.

O designer suicida Alexander MacQueen
Mas por que então elas não se cuidam direito? “Porque ainda há muito tabu e preconceito envolvendo a doença. A grande maioria acha que é frescura, às vezes até o próprio depressivo não crê que o que tem é uma doença e acaba pressionado pela sociedade, já que para ela a ordem do dia é parecer bem, ser positivo e forte. Então, quando alguém bem sucedido como McQueen se mata, as pessoas ficam horrorizadas porque aos seus olhos ele tinha tudo o que alguem precisa ter para ser feliz. Porém, o que elas não enxergam é que lhe faltava o principal: saúde, já que ele sofria de uma doença invisivel.” – Diz Ana Maria Saad, 29 anos, que sofre da doença desde criança e já tentou o suicidio duas vezes aos 18 anos, quando já estava sob tratamento médico e psicológico.
Foi por este motivo que ela e seu parceiro de trabalho, o ator e cineasta Geison Ferreira, fizeram o V.I.D.A., primeiro filme brasileiro que fala sobre Depressão e que ganhou diversos prêmios, foi tema de programas de TV, rádio e jornais de grande circulação e participou de debates em importantes festivais de cinema no Brasil.
Dois anos após a conclusão do V.I.D.A., o Pensamentos Filmados, projeto audiovisual que Ana Maria e Geison haviam idealizado, ganhou corpo através do site: www.pensamentosfilmados.com.br, onde além de exibirem suas produções gratuitamente, eles ainda disponibilizam uma seção curiosamente chamada de “Sexo é tabu?”, onde estão reunidas informações esclarecedoras sobre depressão, bipolaridade e doenças relacionadas, bem como um pouco da experiência da própria Ana Maria em sua busca pela cura da depressão. Vale à pena navegar no site!
“Só quem tem depressão e essas doenças sabe o que é. Por isso, falar com quem tem ou já teve ajuda muito. A gente percebe que não é o único a enfrentar tanto sofrimento interno e descobre outras maneiras para buscar a cura. Talvez se os Alexanders que existem por aí conhecessem o site eles se sentiriam mais confortados e saberiam que há sim meios para melhorar.”
Coincidentemente, o mais novo trabalho da dupla é a web série Jogatina, filmada em 2009 e que trata do tema Psicopatia, onde uma das personagens aparece usando um lenço de caveirinha de Alexander McQueen. Aliás, o figurino de Jogatina é incrível e pode ser conferido no primeiro episódio da série, que já está disponível no site, assim como o filme V.I.D.A.

Sobre o Projeto Audiovisual Pensamentos Filmados
O projeto Pensamentos Filmados materializa-se através do site www.pensamentosfilmados.com.br, que abriga os filmes e séries produzidos por Ana Maria Saad e Geison Ferreira em conjunto com outros profissionais da área de cinema, e é feito totalmente de forma independente. O objetivo é utilizar o cinema e a interatividade da internet para promover o diálogo sobre assuntos relevantes na sociedade. Amor, solidão, relacionamento, homossexualidade, religião, bullying e depressão são alguns dos temas abordados.  Acredito que o cinema pode ser o melhor amigo de alguém, pois traz em suas histórias e personagens possibilidades de vida sem necessariamente julgar o que é certo ou errado.” – Diz Geison Ferreira.
A dupla acreditou no sonho de ajudar a promover alguma transformação social através do audiovisual, e mesmo diante das dificuldades do cinema independente, logo de início já conseguiram uma média de 4 mil acessos semanais no site, onde os internautas além de poderem assistir aos videos gratuitamente e deixarem seus comentários, têm acesso a postagens interessantes no blog e à informações relevantes sobre as doenças do século XXI, como a depressão e a bipolaridade.
Em breve Pensamentos Filmados se tornará uma produtotra de audiovisual e uma Ong.




Nenhum comentário: