11 novembro 2010

"AUTO-AJUDA: QUE BOBAGEM!"

"Livros de auto-ajuda???" e o olhar das pessoas transbordam de deboche: "que bobagem!". Há umas semanas que venho pensando porque a tal "auto-ajuda" é tão debochada. Eu mesma há uns anos atrás, quando era novinha, achava bobagem, porque na minha ignorância não sabia nem o que era auto-ajuda, mas como a maioria dos formadores de opinião e "pessoas de respeito" achavam aquilo bobagem, acreditava que deveria ser mesmo.

Hoje entendo que tudo o que implica em transformações logo é rejeitado pela maioria, porque naturalmente somos burros que empacam quando o novo se apresenta.
Por exemplo: Madonna, sim Madonna a cantora de "like a virgin", deu uma entrevista curta e honesta no programa da Ellen, na qual ela fala sobre bullying e sobre como podemos evitá-lo.
Pronto! Bastou ela colocar a cara na TV de modo humano e ser uma Madonna nova, que a mídia noticiou que "Madonna está velha!", porque todos estavam na expectativa que ela fosse anunciar um novo album ou uma nova turnê, ou fosse dançar samba semi nua com algum novo namorado brasileiro de 20 anos, mas não! Ela simplesmente foi humana e a "nova" Madonna decepcionou a mídia. 
É assim com a auto-ajuda, ela decepciona porque não vem cheia de adornos e parafernálias, sua proposta é simples. É de auto investigação É preciso nos investigarmos e prestar atenção se também rejeitamos aquilo que nos leva para um novo modo de viver a vida: mais humano, falando de questões que todos enfrentam mas que a sociedade prefere abafar porque a superficialidade é mais cultuada do que Nossa Senhora Aparecida!
Abaixo fica a dica de um texto muito bacana sobre auto-ajuda, para aqueles que tem pré-conceitos a respeito, assim como eu tinha:



2 comentários:

LuZ disse...

Adorei o post!
Realmente criam-se conceitos do que se é bom ou ruim em função do que se quer ver a distância!
E é sempre bom pensar na nossa maneira de ter uma idéia sobre algo que não conhecemos...precisamos ao menos experimentar para poder construir uma idéia propria!
beijos mil

Ana Maria Saad disse...

vc se expressa tao bem!
é isso mesmo!!!
bjoka